Resenha do Filme O Último Americano Virgem (1982, Boaz Davidson)

O Último Americano Virgem é uma comédia juvenil dos anos 80 embalada por uma trilha sonora impecável que dá ritmo às venturas e descobertas de três amigos. O final poderá partir os corações dos mais românticos.


Este clássico dos anos 80, “O Último Americano Virgem “, do diretor Boaz Davidson, é um remake estadunidense do filme israelense Esqimo Limon (1978), também dirigido pelo mesmo diretor.

A história tem como protagonista o jovem entregador de pizza Gary (Lawrence Monoson) em companhia dos amigos de escola Rick (Steve Antin) e David (Joe Rubbo), o trio de jovens estudantes vão viver estripulias dentro da escola e fora dela, nas ruas e em festas pelas casas da Califórnia.

O gênero da comédia, do drama e do romance formam um outro trio que se faz presente na trama cheia de surpresas. Vale lembrar que o sentimento nostálgico está também na trilha sonora recheada de clássicos da época: The Commodores, REO Speedwagon, Journey, The Police, Quincy Jones e U2 são alguns exemplos que vão embalar a história.

Rick David e Gary e o carro The Pink Pizza.
Rick (Steve Antin), David (Joe Rubbo) e Gary (RickLawrence Monoson) dentro do carro The Pink Pizza.

Os três rapazes que compõem o grupo de amigos possuem características muitas vezes presentes nos tempos de escola: David é o gordinho extrovertido, Rick é o bonitão que fica com todas as meninas e Gary é o virgem romântico e sem atitude.

Outro ponto muito bem explorado pelo cineasta israelense Boaz Davidson que pode remeter à fase da juventude de um garoto, são as curiosidades quanto ao relacionamento sexual com uma garota de programa, a experiência com uso de drogas, aproveitar a ausência dos pais para fazer uma festinha particular, ir ao clube com os amigos para paquerar e muitas outras experimentações dessa fase tão gostosa da vida.

As brigas entre amigos – por causa da disputa pela nova garota bonita que mudou para a vizinhança – também foi incluída no filme O Último Americano Virgem. Karen (Diane Franklin) é o motivo para o desentendimento entre Gary e Rick.

Gary, Karen (chupando sorvete) e Rick na lanchonete.
Gary, Karen (Diane Franklin) e Rick na lanchonete.

O filme tem algumas peculiaridades que transferidas para o politicamente correto de hoje, ranqueariam facilmente às primeiras posições do trending topics do Twitter e muitas brigas poluiriam as timelines munidas de pura verborragia de ódio gratuito e cancelamentos.

Vale lembrar que há no filme a presença do uso de drogas, da nudez por parte dos artistas e das cenas de sexo, temas que costumam surgir na fase da adolescência, período delicado em que os pais precisam orientar o(a) filho(a) sobre cada um desses assuntos tão sérios.

Para terminar, o filme trata a questão do aborto de maneira banal e obscura, sem falar que o faz em um formato romantizado como se ceifar uma vida fosse um ato comum. Há ainda o agravante da decisão ser tomada por dois adolescentes. Um absurdo.

O final do filme é surpreendente e foge dos clichês da comédia dramático-romântica, o diretor nos surpreende quanto às naturezas feminina e masculina. Para os mais românticos esse desfecho pode decepcioná-los profundamente. Apesar dos poucos pontos negativos, o filme sobrevive ao tempo com a nostalgia dos anos oitenta e todo o seu significado sentimental quanto aos inesquecíveis tempos de escola.

NOTA: Nota do crítico: 4 estrelas (ótimo)

 

Trailer

Pôster

Pôster do filme "O Último Americano Virgem" (1982)

Curiosidades sobre O Último Americano Virgem

  • Diane Franklin (Karen) é surda do ouvido esquerdo. É por isso que você a vê andar brevemente com sua motocicleta, ela nunca anda nela. Quando você tem algum tipo de deficiência auditiva, isso atrapalha seu equilíbrio a ponto de ser impossível andar de bicicleta, ciclomotor ou moto. Ela disse isso enquanto estava no set;
  • Nancy Brock, que interpretou a garota de programa, foi alvo de propostas durante as filmagens no Hollywood Boulevard;
  • Diane Franklin falou sobre sua primeira cena de nudez nesse filme em uma entrevista de 2017 ao site CrypticRock. “Na época em que fiz a cena, senti que estava fazendo esse filme e, como atriz, será que a nudez afetaria minha carreira? Pessoalmente, não tive muitos problemas para fazer o filme, mas estava nervosa. Eu tinha dezenove anos e nunca havia feito algo assim antes. Ao mesmo tempo, por ter começado no ramo tão jovem, eu estava preparada emocionalmente, sabia que era uma oportunidade para mim. Eu havia trabalhado tanto em outros filmes, novelas, teatro, comerciais, que, quando surgiu a oportunidade, eu disse: ‘Bem, se esse é o filme que estou fazendo como meu primeiro filme, vou me dedicar de coração a ele. Vou fazer um filme legal, do meu ponto de vista'”;
  • O filme original “Lemon Popsicle”  (Sorvete de Limão) de 1978 foi ambientado na década de 1950, mas este remake atualizou seus cenários e trilha sonora para a década de 1980;
  • O diretor Boaz Davidson disse certa vez que gostava de usar atores brutos (desconhecidos) porque “eles são virgens para filmar”;
  • O filme e seu precursor, “Sorvete de Limão” (1978), foram baseados em uma situação que aconteceu com o diretor do filme, Boaz Davidson, durante sua juventude;
  • Diane Franklin revelou em uma entrevista em 2020 que, quando foi assistir ao filme inteiro pela primeira vez, foi em um cinema. Foi também a primeira vez que ela viu nudez em um filme, e ela era uma das pessoas nuas. Na verdade, ela tinha 19 anos na época e parecia tão jovem que o bilheteiro não acreditou que ela tivesse idade suficiente para ver um filme censurado. Ela teve que apontar para o pôster para mostrar a ele que era uma atriz do filme. Nesse momento, ele a reconheceu de repente e começou a olhar para seu corpo com um sorriso. Franklin presumiu que ele já a tinha visto nua no filme e só podia adivinhar os pensamentos assustadores que estavam passando pela cabeça dele. Naquele momento, ela começou a perceber que tirar a roupa na tela poderia causar algumas situações embaraçosas, além de ficar nua na frente do elenco e da equipe de produção;
  • A locação usada para três das casas ficava a apenas três ou quatro quadras da casa de Jimmie (Quentin Tarantino) em “Pulp Fiction – Tempo de Violência” (1994). A casa de Gary (Lawrence Monoson) foi filmada quase do outro lado da rua da casa de Kate Veach (Christine Taylor) em “Com a Bola Toda” (2004). Veja os locais de filmagem e o Google Maps. A Pink Pizza (onde Gary trabalha) foi filmada no mesmo local de uma cena em “Desejo de Matar 2” (1982). Esse mesmo Pioneer Chicken pode ser visto ao fundo no vídeo “Rhythm Of The Night” do El DeBarge. Este ficava no canto nordeste, que foi demolido e reconstruído desde então, então não se parece em nada com o que era na década de 1980. O metrô em “Grand Theft Auto V” (2013) foi fotografado (“filmado” por falta de palavra melhor) após a estação de metrô no canto sudeste. Veja locais de filmagem;
  • Esse é o primeiro filme em que Diane Franklin aparece nua. Ela também apareceu de topless em “Amityville 2: A Possessão” (1982), no mesmo ano, e depois em “Second Time Lucky” (1984). Embora tenha admitido em uma entrevista que sua disposição para tirar a roupa ajudou a dar início à sua carreira, isso também a afetou negativamente. Ela só estava recebendo ofertas para papéis que envolviam topless ou até mesmo nudez completa. Ela não queria ser conhecida como a atriz que adora mostrar seus seios para o mundo. Portanto, depois de “Second Time Lucky”, ela disse ao seu agente que não aceitaria mais papéis de nudez. Mas acabou recusando muitos trabalhos em filmes, todos querendo que ela se despisse, e acabou fazendo principalmente trabalhos na TV ao longo de sua carreira;
  • O filme israelense “Sorvete de Limão” (1978) no qual este filme foi baseado gerou oito sequências. Este remake não produziu sequências;
  • Originalmente planejado para ser o primeiro de uma série de filmes “O Último Americano…” (baseado na popular série israelense “Sorvete de Limão”, que começou com “Sorvete de Limão” em 1978);
  • A estreia de Kimmy Robertson e Diane Franklin;
  • A música “I Will Follow”, do U2, aparece na trilha sonora, tornando-se a primeira contribuição do U2 para uma trilha sonora de filme;
  • O primeiro de 3 filmes em que uma música do Oingo Boingo é tocada em uma festa. A próxima vez seria “A Última Festa de Solteiro” (1984). E a última, em “De Volta às Aulas” (1986), tocou a música “Dead Man’s Party”;
  • A cerveja entregue por Gary no início do filme e na cena na casa de Carmela é San Miguel, uma cerveja filipina;
  • Quando Gary está na festa, ele está bebendo uísque Jack Daniel. Há um pôster do Oingo Boingo na parede do banheiro. Ao lado dele, há um pôster do Devo. A música do Oingo Boingo “Better Off Next Time” está tocando. Quando Gary Spencer sai do banheiro, uma pessoa usando um boné do Devo (chamado de “energy dome”) o empurra para fora do caminho enquanto o chama de idiota. A música “Whip It” do Devo está tocando durante uma cena de educação física antes de Victor ser pego sendo um espião;
  • Boaz Davidson dirigiu esse filme e o filme israelense do qual ele é um remake, “Sorvete de Limão” de 1978;
  • Embora não seja mencionado no filme ou mostrado nos créditos, o nome completo de Gary é Gary Spencer. David (“Big Apple”) chama sua mãe de “Sra. Spencer”. Ela está listada como “Mãe” nos créditos. Veja citações;
  • De acordo com a entrevista em Blu-ray com Boaz Davidson, alguns cortes menores foram feitos para garantir a classificação “R” (Restrito) em vez de “X” (pode ter cenas de violência explícita ou sexo explícito que podem ser perturbadores ou ofensivos para alguns espectadores);
  • A primeira das duas vezes em que Lawrence Monoson interpreta um personagem chamado Gary: ele o faria na quarta temporada da série “24 Horas”, no episódio “Day 4: 8:00 A.M.-9:00 A.M.”, em 2005. Nas duas vezes, Gary não tinha um sobrenome;
  • [19:32] 14 rapazes colocaram, cada um, US$ 1 para o concurso de pênis no vestiário. Assim, Victor ganhou US$ 14, o que equivale a US$ 42,70 em 2022, ajustado pela inflação. Então, subtraia os US$ 3,05 ajustados que o próprio Victor presumivelmente colocou, o que resulta em um ganho líquido de US$ 39,65.
    [35:58]Os US$ 7,50 que Gary Spencer cobrou de Carmella pela pizza resultam em US$ 22,87, os US$ 1,50 pelas bebidas resultam em US$ 4,57
    [55:00]Os US$ 30 que Ruby Nancy Brock cobra de cada um saem por US$ 91,49 em 2022.
    [1:04:36]Os US$ 3,99 que David (“Big Apple”) paga ao farmacêutico pelo remédio para os caranguejos resultam em US$ 12,17
    [1:17:22]Os US$ 250 que Gary paga pelo aborto resultam em US$ 762,46;
  • [19:11] Quando os rapazes estão fazendo o concurso de pênis no vestiário, a música “Whip It” do Devo está tocando. Isso é apropriado, seja coincidência ou não, porque a expressão americana “whip it out” significa tirar o pênis para expô-lo, seja para exibi-lo ou mesmo se for apenas para urinar;
  • Embora a maior parte desse filme seja uma refilmagem cena a cena de “Sorvete de Limão” (1978), a cena em que Rick, Gary e David tentam seduzir três garotas (e são posteriormente pegos pelos pais de Gary) foi uma refilmagem de uma cena do terceiro filme do Sorvete de Limão, “Paquera e Curtição” (1981);
  • Louisa Moritz, em sua cena de sexo com Joe Rubbo, disse: “[O membro da equipe] apenas nos jogou as toalhas e pronto. Joe era muito pesado. Tínhamos uma toalha, mas ele estava ultrapassando as laterais dela. Ele estava acima do limite.”;
  • Com sua aparição nesse filme, o cabelo escuro encaracolado de Diane Franklin chamou tanta atenção que deu início a uma tendência de penteado na década de 1980;
  • Em uma entrevista de rádio com a BBC, o diretor Boaz Davidson mencionou que a personagem Karen foi oferecida a Brooke Shields, que estava filmando “Sahara” (1983) na época, e que um coordenador de set havia descoberto um relacionamento entre ela e Lawrence Monoson. Descobriu-se que o relacionamento afetaria a atuação do enredo se fosse a público e o papel foi oferecido a Diane Franklin, uma decisão da qual Boaz se arrependeria e Monoson odiaria, pois consideravam Franklin muito feia para o papel e ninguém ficaria triste se fosse abandonado por ela, um produtor riu entre as tomadas, chamando Karen de “virabrequim”;
  • Último filme de Noel Scott.

Trilha sonora

  1. The Commodores – Oh No
  2. Devo – Whip It
  3. Journey – Open Arms
  4. REO Speedwagon – Keep On Loving You
  5. U2 – I Will Follow
  6. The Waitresses – I Know What Boys Like
  7. The Police – De Do Do Do, De Da Da Da
  8. Quincy Jones feat. James Ingram – Just Once
  9. Gleaming Spires – Are You Ready For the Sex Girls?
  10. KC and the Sunshine Band – That’s the Way (I Like It)
  11. The Human League – Love Action (I Believe In Love)
  12. Oingo Boingo – Better Luck Next Time
  13. The Cars – Since You’re Gone & Shake It Up
  14. Los Fabulosos 3 Paraguayos – Besame Mucho & Granada
  15. Charlene – It Aint Easy Comin’ Down
  16. Phil Seymour – When I Find You
  17. The Plimsouls – Zero Hour
  18. Tommy Tutone – Teen Angel Eyes
  19. The Fortune Band – Airwaves
  20. Blondie – In the Flesh
  21. The Dancing Brass – España Cani
  22. Phil Collins – One More Night

Escute agora as músicas do filme O Último Americano Virgem.

Ficha técnica

Diretor: Boaz Davidson.
Roteiro: Boaz Davidson.
Produtores: Yoram Globus, Menahem Golan e David Womark.
Diretor de fotografia: Adam Greenberg.
Editor: Bruria Davidson.
Gerenciamento de produção: Pat Morrill.
Departamento de Figurino e Guarda-Roupa: Yehudit Ben-Horne e Carin Berger.
Cabelo e maquiagem: Richard Arrington.
Música: Paula Erickson.
Elenco: Lawrence Monoson, Diane Franklin, Steve Antin, Joe Rubbo, Louisa Moritz, Brian Peck, Kimmy Robertson, Tessa Richarde, Winifred Freedman, Gerri Idol, Sandy Sprung, Paul Keith, Phil Rubenstein, Roberto Rodriguez, Blanche Rubin, Michael Chieffo, Leslie Simms, Harry Bugin, Julianna McCarthy, Mel Welles, Sylvia Lawler, Nancy Brock, Lyla Graham, Mordo Dana, Robert Doran, Noel Scott, Peter Ellenstein, Rob Reese, Jeanette Linne, Douglas M. Nelson e Gina Marie Pitrello.

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