Blythe Danner e John Lithgow interpretam personagens opostos em suas excentricidades, ela com o pé no passado e ele com a cabeça no futuro, enquanto o amor desabrocha no presente.
Ed Hemsler (John Lithgow) é um homem que vive um relacionamento distante com o filho, enquanto dá de comer à sua obsessão pelo futuro, ao estocar mantimentos em sua garagem secreta. Ronnie Meisner (Blythe Danner) é uma mulher em luto pela filha que morreu aos 13 anos de idade e que desde então vive no passado envolto num acúmulo de coisas. Solitários e vivendo em seus tempos distintos, ambos irão se relacionar e – quem sabe, através do amor – encontrar o caminho de volta à linha do tempo presente.
O filme “The Tomorrow Man” (“À Espera do Amanhã” ou, se preferir, “O Homem do Amanhã“, em tradução livre) nos coloca diante da vida monótona de Ed, muitas vezes sentado no sofá, assistindo e admirando a âncora do telejornal, sua ex-mulher; ou então pegamos uma carona em sua caminhonete Ford até o supermercado, cenário em que ele conhece Ronnie, logo é despertado um sentimento estacionado, o amor entre as duas almas solitárias é posto a engatar no estacionamento do estabelecimento.
Logo em sua estreia na direção de um longa, Noble Jones se responsabiliza também pelo roteiro do drama e pela fotografia, competências técnicas bem aplicadas ao longo do filme. Noble Jones tem como base cinematográfica a mentoria do experiente diretor e produtor David Fincher.
O transcorrer do filme é calmo, mas incapaz de nos fazer cochilar um segundo se quer, muito pelo contrário, a sincronia na atuação do veterano casal de atores nos deixa atentos a cada diálogo, detalhes e troca de olhares. É gostoso acompanhar a construção do romance do casar sênior que em certos momentos, sob a embriaguez do amor, se deixam transparecer em seus comportamentos como dois jovens apaixonados.
Em contraposição à narrativa serena da história, encontra-se na ansiosa investida de Ed para cima de Ronnie – quase a transpor o limite da inconveniência. Entendo essa ansiedade devido a visão de Ed quanto ao tempo regressivo até o momento do desastre em que ele tem desenhado em seu mundo interior.
As perspectivas de ambos são opostas, característica percebi nas cenas em que adentramos na casa organizada de Ed Hemsler e na casa desorganizada de Ronnie Meisner. Mas o antagonismo não limita apenas na questão da organização, outro ponto divergente entre o casal de veteranos pauta na questão de como a vida é baseada, no sentido temporal, ela no passado, ele no futuro.
É uma pena que o filme concentra mais no gênero drama do que no gênero romance, o diretor Noble Jones torna o destino de Ed e Ronnie aquém do esperado quanto à relação amorosa na terceira idade. O romance não se esconde, mas parece padecer do combustível responsável em tornar lúcido tanto para eles, os protagonistas, quanto para você e eu, meros apreciadores da sétima arte.
A questão eminente de um possível desastre, tão arraigada na mente do personagem de John Lithgow, deixa confundir, ou até mesmo isentar, o tema em que a trama se mostrou a narrar. O desapego às coisas, proposto por Ed e inicialmente relutado por Ronnie, faz com que ambos se desprendam do futuro e do passado para, finalmente, viver o presente, valorizando o amor entre eles, lado a lado, de mãos dadas a contemplar a explosão nuclear da vida.
NOTA:
Trailer
Pôster
Curiosidades sobre À Espera do Amanhã
John Lithgow nasceu em Rochester, NY, onde a maior parte do filme foi filmada;
Ao mostrar seu abrigo pela primeira vez, há 3 potes de Vegemite. Esta é uma pasta de extrato de levedura australiana (como a Marmite do Reino Unido) muito apreciada por alguns na Austrália, mas com sabor adquirido. Ele tem uma vida útil muito longa e um pouco já vale muito, então pode ser um dos favoritos dos “preparadores”;
No jantar de Ação de Graças, o Twilight Zone (No Limite da Realidade) é mencionado em uma conversa/argumento. John Lithgow estrelou um segmento do filme “No Limite da Realidade”, de 1983.
Ficha técnica
Diretor: Noble Jones.
Roteiro: Noble Jones.
Produtores: Nicolaas Bertelsen, Jennifer Dong, Avy Eschenasy, Figo Li, Jacob Xiaofeng Li, Tony Lipp, Joe Pirro, Luke Rivett, James Schamus e Emma Shan Wang.
Diretor de fotografia: Noble Jones.
Editor: Zimo Huang.
Design de produção: Patrick M. Sullivan Jr..
Figurino: Kerry Hennessy.
Cabelo e maquiagem: Kait Matlock, Lola Rivera e Lauren Wilde.
Música: Paul Leonard-Morgan.
Elenco: John Lithgow, Blythe Danner, Derek Cecil, Katie Aselton, Sophie Thatcher, Eve Harlow, Wendy Makkena, Isabelle Boni, Shawn M. Essler, Andrew Gonsalves, Ben Kruger, Anthony Lafornara, Jeff Moon, Richard Fike, Dennis Kleinman, David Chen, Tyler Aser, Liz Cameron, Gloria J. Dancause, Katherine Fudge, Jake Harrington, Michael Harrington, Naveen Havannavar, Jill Mack, Scott Matheny, Joe Napier, John Sindoni e Danielle Smith.
O novo filme produzido pela Netflix, The Old Guard, tem direção de Gina Prince-Bythewood e é uma adaptação da aclamada história em quadrinho homônima criada…
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Cookies estritamente necessários
A configuração "cookies estritamente necessários" deve estar ativada o tempo todo para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies. Você não pode desabilitar essa opção, mas poderá customizar as configurações de outros cookies terceiros.
Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará habilitar ou desabilitar os cookies novamente.
Cookies de terceiros
Este site usa o Google Analytics para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares. Manter este cookie habilitado nos ajuda a melhorar nosso site.
Habilite os cookies estritamente necessários primeiro para que possamos salvar suas preferências!
Cookies de Anúncios
Usamos o pixel do Facebook/Instagram, LinkedIn, Pinterest, Google/Youtube e TikTok neste site. Manter essa configuração fará com que possamos veicular anúncios customizados de acordo com sua preferência.
Habilite os cookies estritamente necessários primeiro para que possamos salvar suas preferências!
Políticas gerais
Confira nossas políticas gerais de privacidade e entenda como funciona a atuação do nosso site para preservar sua privacidade com a máxima transparência. Clique aqui para acessar agora!