O filme-documentário “Tudo ou Nada: Irmã Clare Crockett” (‘All or Nothing: Sr. Clare Crockett’) nos narra a história de vida cativante da Irmã Clare Maria da Trindade e do Coração de Maria, ou apenas Irmã Clare Crockett. Por meio dos testemunhos cedidos pelos familiares, amigos e pessoas próximas à vida anterior e posterior à consagração da jovem freira irlandesa de sorriso e alegria contagiante, a alma do espectador vai sendo preenchida pela sua espiritualidade jovial e cheia de graça.
Trata-se de uma produção original da H.M. Televisión, produtora da Fundação E.U.K. Mamie, entidade sem fins lucrativos fundada pela “Lar da Mãe” (Hogar de la Madre) para colaborar na Nova Evangelização. Além de proclamar a mensagem evangélica através de produções audiovisuais e gráficas, a instituição se preocupa em contribuir com a formação humana das pessoas, em especial quanto aos seus aspectos culturais, sociais e religiosos.
Este presente documentário remonta todos os passos da jovem Irmã irlandesa (nascida na segunda maior cidade da Irlanda do Norte, Derry) e está embasado em um roteiro conciso, escrito e montado com base em arquivos multimídia em que Clare Crockett aparece em vida plena, antes, durante e após a sua abnegação da vida comum e consequente profissão dos votos perpétuos. Entre as memórias, também estão filmagens exclusivas que acompanharam o processo de conversão e consagração a Deus, além de registros audiovisuais de pessoas que de alguma maneira vivenciaram a companhia de Irmã Clare Crockett.
As gravações com os testemunhos da vida de Irmã Clare relatam passagens inesquecíveis dela com pessoas do seu núcleo familiar e amigos, tanto de fora quanto de dentro da vida em comunhão. Pelas falas e imagens de arquivos, é perceptível o quanto Deus tinha um propósito maior para a vida de Clare aqui na terra: nada do que antes ela pensava fazer sentido diante do real significado do que é entregar a vida em Cristo, sob o poder da fé, da esperança e da caridade.
Ao tirar as escamas dos olhos e abrir o coração para Jesus Crucificado, a alma logo transbordou do Espírito Santo e nada até então suportou ao amor Dele, nem mesmo o sonho de se tornar atriz famosa de Hollywood – desejo mundano que um dia Clare Crockett pensou em realizar – ela que se tornou, por graça de Deus e de Nossa Senhora, uma “Serva do Lar da Mãe”.
Orações sejam feitas para quem sabe a Irmã Clare Crockett seja abençoada ao ser declarada Santa por meio da Igreja Católica Apostólica Romana, sob a graça de Deus. Por falar em santidade, devido a alguns milagres atribuídos à Ir. Clare, em 2020 houve apelos populares para que ela fosse canonizada.
Clare Teresa Crockett deixou o coração ser tomado pela presença do Senhor na liturgia da Sexta-feira Santa, celebrada no ano 2000. Sentada em um dos bancos de trás da Igreja, Clare se levanta e caminha – sem pretensão – até o presbitério onde se encontrava a Cruz. No momento em que se inclinou para beijar os pés de Jesus Crucificado, olhou para Ele e naquele exato instante, a garota de 18 anos sentiu agraciada pela misericórdia do Senhor, entregue à cruz em sacrifício supremo para redimir os pecados da humanidade e tornar possível a salvação eterna da alma.
Esse toque do amor ágape de Jesus Cristo em Clare, aconteceu em uma viagem dela para Priego, Cuenca (Espanha), cedida pela amiga Sharon Doherty após esta ter o apêndice rompido e precisar ter que ficar em casa, sob os cuidados da mãe. Empolgada por ter a oportunidade de ir à Espanha, a jovem Clare pensou que tudo seria pura diversão, imaginou-se em lugares badalados como Ibiza, mas o que a amiga não contou é que a viagem seria uma peregrinação rumo ao Retiro de Semana Santa. Ao chegar no local, Clare ficou surpresa em meio às dezenas de pessoas com idades entre 40 e 60 anos, sentadas em seus bancos com o Rosário em mãos. Seria a Mão de Deus agindo sobre a vida desregrada da futura Irmã Clare Crockett?
No relato do padre Rafael Alonso Reymundo, o fundador do “Hogar de la Madre” (Lar de Mãe) revela a presença vivaz de uma jovem de energia pujante, que gostava de fazer os outros rirem e segura de si própria. Clare Crockett encontrava-se em meio a um pequeno grupo de meninas vindas da Irlanda, em peregrinação para “O Encontro da Semana Santa”, realizado nas instalações do “Lar da Mãe”.
Após a experiência transcendente com a segunda pessoa da Santíssima Trindade, Clare regressou à sua terra natal. Nem mesmo o clima frio da Irlanda do Norte, muito menos sua participação como atriz coadjuvante no filme “Domingo” (Sunday) e sequer sustentando uma vida em pecado mortal foram suficientes para apagar a chama que permanecia acesa no coração, após o toque abrasador do Senhor durante a liturgia de Sexta-feira Santa, realizada naquela capela localizada na Espanha. A dúvida logo teria fim em meio a chama ardente do amor de Cristo.
O chamado redentor do Senhor para Clare decidir confiante pelo seu propósito vocacional aconteceu quando ela estava no banheiro de uma discoteca, neste local ela regurgitou toda a bebida que pouco antes ingeriu em excesso. Diante desse episódio vergonhoso, ela sentiu a forte presença de Jesus lhe dizendo: “Por que você continua me machucando?”.
Passado algum tempo, ela experimentou uma angústia profunda que a fez sentir um estado de vazio imenso. Ao ter consciência daquela sensação, logo Clare Crockett teve a certeza de seguir o caminho que o seu eu estaria abandonado, pois tinha a certeza absoluta de seguir uma vida dedicada aos votos da pobreza, castidade e obediência, para assim estar aqui na terra o mais próximo da vida do Filho Unigênito de Deus.
Em um testemunho emocionante (são vários), a própria Irmã Clare Crockett relata a culpa que sentiu ao ter a primeira experiência de olhar verdadeiramente para Nosso Senhor na cruz e interpretar os seus atos pecaminosos como se fossem os pregos transpassados cruelmente pela carne ao madeiro. O choro copioso sucedeu perante ao que foi descrito e ao que estava vivenciando até o momento.
É fácil se encantar com Clare já na primeira filmagem inserida neste documentário sobre sua vida terrena, o carisma combinado à espiritualidade do seu ser faz sorrir até você, Brutos! Não há carranca que se sustente à graça angelical vista na face detentora de um sorriso magnânimo desde a sua concepção. A tendência de todos que estão (e também estiveram) na companhia da Irmã Crockett tende a aflorar o suspiro de alegria que logo se vê em um ânimo contagiante.
Por ela ter vivido em um tempo contemporâneo ao que você e eu vivemos, muito conteúdo recente foi disponibilizado para a montagem de “Tudo ou Nada: Irmã Clare Crockett”. A montagem e a edição só não se destacam mais que a própria Irmã Clare. Os arquivos das gravações em que Clare aparece são utilizados tanto como uma lembrança audiovisual quanto para ilustrar os depoimentos das pessoas que testemunharam a vida na terra desta humilde e obediente Irmã.
Por ter estado em vida aqui na terra por somente 33 anos, Irmã Clare Crockett reverberou os ensinamentos deixados por Jesus Cristo por muitos lugares que visitou como Serva do “Hogar de la Madre” (Lar da Mãe). Os valiosos ensinamentos eram transferidos com a sua genuína alegria, fé, graça, humildade e incansável dedicação ao próximo. O documentário é rico em imagens onde é possível ver a presença humana de Clare e suas Irmãs de consagração interagindo com crianças, jovens e adultos.
Qualquer ser humano vai se inspirar ao acompanhar a transformação de vida de uma jovem menina que nasceu – e viveu praticamente a primeira metade da sua vida – em um dos maiores centros de tensão de uma Irlanda do Norte caótica, que desde pequena tinha como ambição ser uma estrela de Hollywood, mas que felizmente, numa Sexta-feira da Paixão, inclinou-se diante de Jesus Crucificado e revelou-se à sua verdadeira vocação: ser famosa, contudo, a viver como uma Serva de Deus, centrada na busca pela santidade e assim nascer para o Paraíso, onde estará na vida eterna em plena companhia de Deus.
Muito triste é o momento em que “Tudo ou Nada” caminha para o dia 16 de abril de 2016, fatídico dia em que Playa Prieta, no Equador, foi assolado por um terremoto de magnitude 7,8 que acabou encurtando a vida terrena da Irmã Clare Crocket e de outras 5 jovens postulantes (Jazmina, María Augusta, Mayra, Valeria e Catalina), estas estavam em uma aula de violão ministrada pela própria Clare.
Depois de muito esforço e cerca de 36 horas depois do abalo sísmico, encontraram os 6 corpos que já estavam sem vida, soterrados nos escombros do edifício das “Siervas del Hogar de la Madre”. Na semana anterior à tragédia, Clare, suas irmãs de vocação e as pessoas da comunidade se organizaram para juntos encarar dias de trabalho árduo para limpar e organizar todo o estrago causado naquela semana tempestuosa, que trouxe fortes inundações em Playa Prieta.
“O que aconteceria se tivesse morrido naquele dia?” Esta pergunta foi feita pela irmã Estela durante o almoço realizado no mesmo dia do terremoto que antecipou o encontro de Clare com Deus. Eis a elevada resposta da Irmã Clare sobre o medo da morte: “Bem, eu não tenho medo de morrer. Por que temer a morte se é o encontro com Aquele com quem sempre desejei estar em toda a minha vida?”.
Mesmo com a morte de Irmã Clare Crockett, até hoje muitas pessoas pedem em oração pela intercessão dela, outras passaram até a frequentar missas, além de convidar outras pessoas a também fazer o mesmo. São diversos os testemunhos escritos que são enviados e publicados no site Irmã Clare e Companheiras. Neste endereço online você também encontrará um extenso arquivo multimídia com detalhes biográficos sobre a vida de Ir. Clare Crockett, além de conteúdos produzidos pelas próprias mãos e voz abençoada desta Irmã que foi e será para sempre uma jovem modelo de conversão e santidade que viveu em nosso tempo.
Assim que o documentário “Tudo ou Nada” termina, sente-se a presença do amor de Deus preencher qualquer vazio ou dúvida em algum lugar do coração e logo converter em um sentimento transcendente, como sente a minha alma no momento exato em que escrevo, já finalizando, esta resenha crítica. Ao retratar em um documentário o caminho da vocação e a conversão para a vida religiosa de Irmã Clare, “Tudo ou Nada” servirá como fonte real de inspiração para aqueles que optarem seguir pelo mesmo caminho. Que assim como fez Irmã Clare Crockett, tenhamos como exemplo o nosso Pai, que por amor se fez filho nascido do ventre da Virgem Maria, sobre a pessoa de Jesus de Nazaré para em seu sacrifício nos salvar.
Inté, se Deus quiser!
NOTA:
Assista ao filme ‘Tudo ou Nada: Irmã Clare Crockett’, disponível gratuitamente no Youtube
Pôster
Lema dos votos perpétuos de Irmã Clare Crockett:
“A sós com Cristo Solitário.” (‘Sozinha com Cristo Sozinho’)
Aprofunde ainda mais nos detalhes que preencheram a vida e obra de Irmã Clare Crockett com a leitura dos seguintes livros
Este livro contém em suas mais de 400 páginas um testemunho da transformação de uma vida dedicada aos caminhos de Deus. Você vai ler a jornada de Irmã Clare Crockett até a sua conversão, vai seguir junto dela os caminhos percorridos pelos diversos destinos deste nosso planeta Terra. Para você que busca seguir uma vida espiritual profunda, Irmã Clare Crockett foi uma jovem exemplar do nosso tempo, pelo seu exemplo de compaixão e serviço ao próximo, mostrou que é possível sair de uma vida desregrada, direcionada aos pecados da carne. Cresça em sua fé lendo “Sozinha com Cristo sozinho” e enxergue o significado de servir sem esperar, saiba você mesmo a paz e a alegria que é servir a Deus.
Título: Sozinha com Cristo Sozinho – Irmã Clare Crockett Serva do Lar da Mãe;
Autor(a): Ir. Kristen Gardner, SLM;
Editora: Edições Shalom;
ISBN: 978-65-89366-35-5;
Número de páginas: 464.
Deus interveio na direção da vida de Clare Crockett para editar e transformar a história dela para sempre. Ela fez da sua vida uma história resumida em grandes feitos tanto para si quanto para as pessoas que a cercaram, principalmente durante e após o processo de conversão. A entrega incansável a Deus refletiu ao seu redor através da sua generosidade em ajudar ao próximo, sem nada esperar em troca. O ambiente em que cresceu Clare Crockett era tomado por um contexto de conflitos e muita violência, mesmo assim, sob todas essas dificuldades, nada foi maior que o encontro com a face de Jesus Crucificado. Foi maravilhosa as graças de Cristo sobre esta jovem menina da Irlanda do Norte que soube aproveitar cada segundo da sua vida servindo com alegria, beleza e bondade. Aprofunde nesta biografia espiritual e inspire-se nessa caminhada com Cristo Redentor via Irmã Clare Crockett.
Título: Sou Feliz, Feliz, Feliz! Biografia espiritual da Irmã Clare Crockett;
Autor(a): Ricardo Figueiredo;
Editora: Paulus;
ISBN: 9786555626278;
Número de páginas: 120.
Nomes das pessoas que contribuíram para enriquecer o conteúdo deste filme-documentário com os seus depoimentos quanto a presença da Irmã Clare Crockett na vida de cada uma:
Margaret Crockett – Mãe da Irmã Clare;
Gerald Crockett – Pai da Irmã Clare;
Shauna Crockett – Irmã da Irmã Clare
Sharon Doherty – Amiga da Irmã Clare;
Pe. Colum Power – Servo do Lar da Mãe;
Danny Doyle – Tio da Irmã Clare;
Megan Crockett – Irmã da Irmã Clare;
Pe. Rolan Colhoun – Páraco da Paróquia da Irmã Clare;
Irmã Elena Braghin – Serva do Lar da Mãe;
Thomas Gallagher – Organizador da viagem;
Pe. Rafael Alonso – Fundador do Lar da Mãe (pai espiritual da Irmã Clare);
Irmã Isabel Cuesta – Serva do Lar da Mãe (Superiora da Irmã Clare em Valência);
Irmã Grace Silao – Irmã do Lar da Mãe;
Madre Ana Maria Campo – Serva do Lar da Mãe (Superiora Geral);
Ruth McGilligan – Amiga da Irmã Clare;
Irmã Remedios Rodrígues – Serva do Lar da Mãe (Mestre das noviças);
Irmã Karen McMahon – Serva do Lar da Mãe (Formadora de candidatas);
Irmã Ana Lapeña – Serva do Lar da Mãe e Superiora da Irmã Clare em Belmonte;;
Itziar Albañir (participante do campo de verão do Lar da Mãe em 2002);
Pe. Fred Parke – Páraco da Igreja Católica da Assunção, Jacksonville, Flórida (EUA);
Wendy Nelms – Professora;
Christina Harrell – Professora;
Kelly Nance – Professora;
Irmã Kelly Pezo – Serva do Lar da Mãe;
Kaitlyn Manson – Aluna da Irmã Clare;
Jacob Wagner – Aluno da Irmão Clare;
Jake Nance – Aluno da Irmã Clare;
Jack Fletcher – Aluno da Irmã Clare;
Matthew Schmidt – Aluno da Irmã Clare;
Katie Nelms – Aluna da Irmã Clare;
Ann Fletcher – Professora;
Curtis Leggett – Aluno da Irmã Clare;
John White – Aluno da Imrã Clare;
Teresa Christmas – (participante do campo de verão em 2009);
Gracie Cabrey – (participante do campo de verão em 2009);
Lauren Vaccaro – (participante do campo de verão em 2009);
Irmã Stacey Donovan – Serva do Lar da Mãe;
Sarah Wallace – Participante da Peregrinação à Irlanda em julho de 2010);
Pe. Luiz Antonio Torregrosa – O Capelão do Hospital Clínico;
Virginia Pérez – Assistente Social do Hospital Mislata para pacientes crônicos;
Esmeralda Conchell – Ex-aluna do Internato de Belmonte;
Blanca Benito – Ex-aluna do Internato Belmonte;
Irmã Mercedes Ramos – Serva do Lar da Mãe (Superiora da Irmã Clare);
Irmã Sara Maria Jiménez – Serva do Lar da Mãe;
Irmão Greggy Espejón, SHM – Paróquia da Nossa Senhora de Loreto (Guayaquil);
Katherine Arellano;
Moisés José Zomalá – Aluno da Irmã Clare;
Elsie Ortiz – Coro da Nossa Senhora de Loreto (Guayaquil);
Fernando Guerrero – Coro da Nossa Senhora de Loreto;
Irmã Merly Alcívar – Seva do Lar da Mãe;
Pe. Francesco Rizzo – Padre que último confessou a Irmã Clare;
Irmã Emma Sympson – Serva do Lar da Mãe;
Irmã Mary Donovan – Serva do Lar da Mãe;
Karolina Vera – Ex-aluno do colégio de Playa Prieta;
Irmã Teresa Castilla – Serva do Lar da Mãe;
Guadalupe Cedeño – Ex-aluna do colégio Playa Prieta;
Anahun Barreiro – Vizinho de Playa Prieta;
Irmã M. Carmen Checa – Serva do Lar da Mãe;
Jazmina, Mayra, Valeria, Catalina e María Augusta – postulantes que morreram na companhia de Irmã Clare;
Mons. Donal McKeown – Bispo da Diocese de Derry;
Aaron Gallagher – Conterrâneos de Irmã Clare;
Jim Crossan – Conterrâneos de Irmã Clare;
Thomas Brown – Conterrâneos de Irmã Clare;
Mons. Charles Brown – Núncio Apostólico na Irlanda (2011 – 2016).
Algumas datas importantes (em ordem cronológica) na vida de Irmã Clare Crockett, do seu nascimento até a sua morte, onde hoje vive na eternidade ao lado de Deus:
- 14 de novembro de 1982 – Nasce Clare Crockett em Derry, na Irlanda do Norte.
- Março de 2000 – Semana Santa em Priego, Cuenca (Espanha).
- Agosto de 2000 – Dia Mundial da Juventude (Roma).
- 11 de agosto de 2001 – Com 18 anos, ingressa como candidata nas Irmãs Servas do Lar da Mãe.
- Março de 2002 – Entrevista na HM Televisão.
- 16 de Julho de 2003 – Entrada no Noviciado.
- 11 de Fevereiro de 2006 – Primeiros Votos e adoção do nome religioso de Irmã Clare Maria da Trindade e do Coração de Maria.
- Outubro de 2006 – Ajuda a fundar a “Fundação das Servas” em Jacksonville, Flórida (EUA).
- Dezembro de 2006 – Concede entrevista na rádio.
- 2009 – Acampamento de verão em Georgia (EUA).
- Junho de 2010 – Peregrinação à Irlanda.
- 2010 – Entrevista para HM Televisão.
- 8 de Setembro de 2010 – Votos perpétuos.
- 2010 – 2011 – Em Valência (Espanha) na companhia de outras Irmãs em tarefa do Arcebispo para ajudar em um dos hospitais na zona das doeças terminais ou de longo curso.
- 2011 – 2012 – Em Belmonte (Espanha) Irmã Clare em companhia das outras Irmãs são encarregadas da educação das meninas que frequentam um orfanato (internato) sustentado por caridade.
- Dezembro de 2015 – Do Equador, Irmã Clare Crockett envia uma mensagem de vídeo para Jacob Wagner (aluno).
- 16 de abril de 2016 – Aos 33 anos, Irmã Clare Crockett falece sob os escombros da casa do Lar da Mãe, localizada em Playa Prieta (Equador), junto à consagrada foram encontradas outras cinco candidatas: Valeria, Jazmina, Catalina, Mayra e Maria Augusta.
- 17 de Abril de 2016, 3h da manhã – Ligação da comunidade em Guayaquil para avisar sobre o terremoto que destruiu o edifício da escola em Playa Prieta.
- 2 de Maio de 2016 – Funeral da Irmã Clare, Derry (Irlanda do Norte).