O grande ator, diretor e roteirista John Marcellus Huston – mais conhecido como John Huston – comemoraria neste 05 de agosto o seu aniversário de 114 anos. Infelizmente ele se juntou ao panteão dos grande nomes do cinema mundial no dia 28 de agosto de 1987, aos 81 anos de idade.
John Huston foi um homem dedicado a interesses que vão além do mundo cinematográfico: caça, boxe, escultura, jogo, pintura foram algumas das atividades praticadas pelo experiente profissional do cinema. Quando criança, Huston tinha a saúde debilitada devido a problemas de coração e renais, porém a sua dedicação ao boxe e a outras atividades físicas o ajudaram na melhora da saúde.
Em sua filmografia extensa, o filho do diretor Walter Huston e pai da atriz Anjelica Huston e do ator Danny Huston, atuou com maestria tanto atrás quanto na frente das câmeras, destaque para seus roteiros e direções, sem dúvidas um dos grandes roteiristas e diretores do século XX.
O primeiro filme dirigido por John Huston
Seu pontapé inicial na direção de um filme foi dado no ano de 1941, na obra “Relíquia Macabra”, além de dirigir, escreveu o roteiro. Já na estreia de John Huston, seu filme foi indicado em 3 categorias do Oscar: melhor filme, melhor ator coadjuvante e melhor roteiro adaptado.
O primeiro crítico de cinema a vencer um Prémio Pulitzer de Crítica – o exímio crítico de cinema Roger Ebert – classificou o filme Relíquia Macabra como “um dos maiores filmes de todos os tempos”, um elogio eloquente para a estreia de Huston como diretor. Esse filme também fez dele um mestre do gênero noir.
Atores dirigidos por John Huston
Sob a sua direção, uma enorme constelação de estrelas atuaram em seus filmes, nomes como: Christopher Plummer, Clark Gable, Humphrey Bogart, Jack Nicholson, Lionel Barrymore, Montgomery Clift, Richard Burton, Sean Connery, Claire Trevor, Katharine Hepburn, Lauren Bacall, Marilyn Monroe, Sue Lyon e Thelma Ritter. Até o pai (Walter Huston) e a filha (Anjelica Huston) já foram dirigidos por John H.
Prêmios que John Huston recebeu em reconhecimento à sua carreira e obra
Depois de cravar com méritos a sua estreia na direção de um filme, os anos seguintes foram marcados por dezenas de outras obras dirigidas, escritas ou que contaram com a atuação de John Huston. As premiações também foram abundantes, entre elas, um Leão de Ouro em homenagem à sua carreira, entregue durante o Festival de Veneza, em 1985 e pela National Board of Review, em 1984, recebeu o Career Achievement Award (pelo conjunto da obra).
O Rei Pelé dirigido por John Huston
O Rei do Futebol, Pelé, chegou a fazer parte do elenco do filme dirigido por Huston, “Fuga Para a Vitória” (1981), além de Edson Arantes do Nascimento, o elenco inclui estrelas do futebol e do cinema: Bobby Moore, Osvaldo Ardiles, Kazimierz Deyna, Michael Caine, Sylvester Stallone e Max Von Sydow.
A morte de John Huston
Torno a lembrar neste parágrafo triste e curto, o responsável por nos presentear com inúmeros filmes clássicos do cinema, John Huston, nos deixou – devido a uma pneumonia – na fatídica data 28 agosto de 1987, aos 81 anos de idade.
Abaixo fiz uma lista de filmes dirigidos por John Huston. Não é um top 10, mas é uma lista de 7 filmes para conhecer um pouco do legado de clássicos liderados por um dos diretores de cinema mais influentes do século XX.
7º Os Vivos e os Mortos (1987)
O filme é uma adaptação de uma história inserida no livro de contos de James Joyce, Dublinenses. Após uma ceia em comemoração ao Dia dos Reis, na casa das irmãs Julia (Cathleen Delany) e Kate (Helena Carroll), inicia um sarau musical e poético. No final, quando a maioria dos convidados já deixaram o local, uma música triste é interpretada por Bartell D’Arcy (Frank Patterson), a canção faz surgir à memória de Gretta Conroy (Anjelica Huston) uma paixão antiga, encerrada pela morte. Ao notar a mudança repentina no comportamento da esposa, assim que eles chegam ao hotel em que estão hospedados, Gabriel (Donal McCann) conhece a história da antiga paixão vivida pela esposa Gretta Conroy.
Curiosidades sobre Os Vivos e os Mortos
- Na ocasião da realização do filme, Huston tinha 80 anos, já estava de cadeiras de rodas e dependia de oxigênio, Os Vivos e os Mortos foi sua última obra, foi lançado postumamente.
- A história do filme é totalmente diferente de tudo que o diretor já tinha feito, foi um trabalho pessoal, trata-se de uma demonstração do seu amor pela Irlanda e por obras literárias.
- Seus filhos Anjelica e noirrrr trabalharam no filme, a primeira como atriz e o segundo como roteirista. A obra recebeu duas indicações ao Oscar nas categorias Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Figurino.
6º Uma Aventura na África (1951)
As estrelas Humphrey Bogart e Katharine Hepburn interpretam os personagens Charlie Allnut e Rose Sayer nesse filme do gênero guerra e aventura tomântica contada no ano de 1914, no início da Primeira Guerra Mundial na África. Após a invasão e o ataque de soldados alemães que resultou na morte de um missionário que dedicava ajuda aos nativos do vilarejo, sua irmã Rose Sayer junta-se ao capitão do pequeno barco a vapor African Queen, Charlie Allnutt, para tentar chegar em território seguro. Esse é o ponto de partida para uma história cheia de aventura em meio ao continente selvagem repleto de perigos e inimigos.
Curiosidades sobre o filme Uma Aventura na África
- Humphrey Bogart e Katharine Hepburn foram casados e tiveram dois filhos, Stephen Humphrey Bogart e Leslie Howard Bogart.
- O filme foi parcialmente filmado em locações na África, principalmente no Congo Belga, as condições no local eram precárias e perigosas. Durante as filmagens, Hepburn ficou doente com disenteria, outros integrantes do elenco e da equipe também adoeceram.
- A produção concorreu o Oscar em 4 categorias: Melhor Ator (Humphrey Bogart), Melhor Atriz (Katharine Hepburn), Melhor Roteiro Adaptado e melhor diretor, levou a estatueta somente na primeira categoria.
5º A Honra do Poderoso Prizzi (1985)
Nesta comédia dramática Jack Nicholson interpreta o respeitado mafioso Charley Partanna, este trabalha como matador para uma tradicional família de Nova Iorque, os Prizzi. Irene Walker (Kathleen Turner) é uma assassina de aluguel encarregada de mata um integrante da família Prizzi. Eis que Charley Partanna e Irene Walker se conhecem e acabam se apaixonando, porém ele desconheça a profissão dela. Em um trabalho feito por Charley, a mulher de um policial morre e esse fato acaba abalando o relacionamento entre a família de mafiosos e os policiais, com isso as autoridades pressionam os mafiosos para que eles entreguem o assassino.
Curiosidades sobre o filme A Honra do Poderoso Prizzi
- A produção recebeu 8 indicações ao Oscar de 1986, ganhou na categoria Melhor Atriz Coadjuvante, ganho pela filha do diretor, Anjelica Huston.
- No Globo de Ouro, o filme concorreu em 6 categorias, venceu em Melhor Filme – Comédia ou Musical, Melhor Diretor, Melhor Ator – Comédio ou Musical e Melhor Atriz – Comédia ou Musical.
- Aos 79 anos de idade, John Huston tornou-se a pessoa mais velha a receber uma indicação ao Oscar de Melhor Diretor.
4º Moulin Rouge (1952)
O enredo desta obra narra a vida do artista francês Henri de Toulouse-Lautrec e nos introduz à subcultura da boêmia que existia em torno do cabaré Moulin Rouge. O pequenino Lautrec (Claude Nollier) vai ao famoso cabaré com seus pés deformados desde criança, lá ele bebe e desenha as dançarinas que se apresentam. Nisso ele fica loucamente apaixonado pela prostituta Marie Charlet (Colette Marchand), a paixão acaba atrapalhando as habilidades do jovem artista de família nobre, seu nome e posição na família ficam manchados.
Curiosidades sobre o filme Moulin Rouge
- Foram 7 indicações ao Oscar, venceu nas categorias Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino Colorido.
- O filme é um drama biográfico sobre a vida do artista francês Henri de Toulouse-Lautrec.
- No Globo de Ouro, a atriz Colette Marchand recebeu o prêmio de revelação do ano.
3º Moby Dick (1956)
O filme é baseado no clássico homônimo de Herman Melville. O Capitão Ahab (Gregory Peck) está consumido pela raiva após ser ferido e desconfigurado por uma grande baleia branca . Possuído pelo desejo incessante de vingança, o capitão do baleeiro usa do seu poder de comando para navegar pelos sete mares em busca da baleia. No mar, sob o calor calor tropical e tormentas violentas, Ahab iniciará um confronto que será marcado por uma luta épica, carregada de fúria infinita.
2º O Tesouro de Sierra Madre (1948)
Este filme explora o tema ganância, é baseado na obra literária de B. Traven, de mesmo nome. Após o término da sangrenta revolução mexicana, em 1920, os bandoleiro ainda continuam a aterrorizar o México. As montanhas de Sierra Madre escondem ouro, objeto de desejo de Dobbs (Humphrey Bogart) e Curtin (Tim Holt), eles se conheceram no México, país em que trabalharam juntos por um tempo. Um velho e experiente minerador convença a dupla na compra de equipamentos para mineração, uma vez que eles poderiam ganhar bem mais do que já tinham. Diante disse, a ganância e a crescente desconfiante um do outro entra em cena, acompanhada de bandidos.
Curiosidades sobre o filme O Tesouro de Sierra Madre
- Em uma lista comemorativa dos 100 anos do cinema, realizada pelo American Film Institute (AFI), o filme apareceu em 30º lugar.
- No Oscar de 1949, a produção foi indicada em 4 categorias, ganhou em 3: Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator Coadjuvante.
- Huston dirigiu seu pai Walter às vitórias de Melhor Ator Coadjuvante nas cerimônias do Oscar e do Globo de Ouro.
- Os diretores Stanley Kubrick, Sam Raimi e Paul Thomas Anderson classificaram o filme como uma de suas maiores influencias.
1º Relíquia Macabra (1941)
Neste filme noir baseado no romance homônimo de Dashiell Hammett, a história tem como cenário São Francisco (Califórnia), cidade em que uma femme fatale (Mary Astor) procura o detetive Sam Spade (Humphrey Bogart) para encontrar sua irmã. O que parecia um caso simples, acaba complicando após surgir personagens e acontecimentos estranhos, enquanto pessoas desonestas estão em busca de uma joia encrustada em um falcão.
Curiosidades sobre o filme Relíquia Macabra
- O filme foi citado pela Panorama du Film Noir Américain como o primeiro grande filme noir.
- A revista Entertainment Weekly e o crítico Roger Ebert classificaram Relíquia Macabra como “um dos maiores filmes de todos os tempos”.
- É o primeiro filme dirigido por John Huston.
- Foi indicado em 3 categorias no Oscar de 1942: Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante (Sydney Greenstreet) e Melhor Roteiro Adaptado.