Lista de Filmes com Antonio Banderas

Lista de Filmes com Antonio Banderas

A lista de filmes com Antonio Banderas conta com produções clássicas e contemporâneas. Ele é um dos atores espanhóis de maior sucesso no cinema mundial, o reconhecimento do seu trabalho já foi laureado com indicações em importantes festivais de cinema.


A atuação de Antonio Banderas no filme Dor e Glória (2019) – drama dirigido pelo seu amigo e conterrâneo Pedro Almodóvar – rendeu ao espanhol o prêmio de Melhor Interpretação no Festival de Cannes de 2020.

No ano de 2019, Antonio Banderas foi o queridinho na opinião dos críticos de cinema, foi premiado como Melhor Ator no New York Film Critics Circle, Los Angeles Film Critics Association e National Society of Film Critics, todos os prêmios foram graças a sua performance em Dor e Glória (Pedro Almodóvar).

A estreia de Banderas como ator, remete ao início da década de 1980 na comédia Labirinto de Paixões (1982), dirigido por Almodóvar, desde então os dois se tornaram grandes amigos e parceiros, o ator tornaria um frequente protagonista nos filmes do diretor: Matador (1986), A Lei do Desejo (1987), Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988), Ata-me! (1990), A Pele Onde Eu Vivo (2011) e Os Amantes Passageiros (2012).

A primeira atuação em língua inglesa de Antonio Banderas foi no filme “Os Reis do Mambo” (1992), produção em que o ator espanhol atuou ao lado do ator estadunidense Armand Assante, os dois interpretaram os irmãos músicos, Cesar e Nestor Castillo. Essa estreia aconteceu após uma década desde o primeiro filme que fez com o amigo Pedro Almodóvar.

Abaixo você confere a lista de filmes com Antonio Banderas, são 7 filmes selecionados para que você conheça um pouquinho da carreira do ator. Não deixe de assisti-los e bons filmes. 

7º Dor e Glória (Pedro Almodóvar, 2019)

Poster filme Dor e Glória (2019)

Este drama conta com o roteiro e a direção de Almodóvar. É uma obra com um olhar introspectivo à vida do próprio diretor, inclusive seu lado mais obscuro e lembranças da infância.

O filme narra a história de Salvador Mallo (Antonio Banderas), um cineasta experientes e reconhecido internacionalmente que encontra-se em um momento de declínio devido a fortes dores físicas que o força a refletir sobre suas escolhas passadas, sua infância vivida na década de 1960 e avaliar seus relacionamentos.

Além da presença de Banderas, o elenco conta com os atores Asier Etxeandia, Cecilia Roth, Julieta Serrano, Leonardo Sbaraglia, Nora Navas, Penélope Cruz e Raúl Arévalo.

Curiosidades sobre Dor e Glória

  • Recebeu duas indicações ao Oscar 2020: Melhor Ator e Melhor Filme em Lingua Estrangeira.
  • Foi indicado ao Globo de Ouro 2020 nas categorias: Melhor Ator e Melhor Filme Estrangeiro.
  • Antonio Banderas foi premiado em Cannes, na categoria: Melhor Interpretação Masculina.
  • Julieta Serrano volta a atuar em um filme de Pedro Almodóvar depois de 30 anos (Ata-me!, em 1990). Nos anos 80 os dois trabalharam juntos em vários filmes do diretor.
  • Julieta Serrano e Antonio Banderas já atuaram juntos no papel de mãe e filho em dois filmes de Almodóvar: Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988) e Matador (1986).
  • Para realizar Doe e Glória, Pedro Almodóvar tirou inspiração do filme Oito e Meio (1963), de Federico Fellini.

 

6º A Pele que Habito (Pedro Almodóvar, 2011)

Poster do filme A Pele Que Abito (2011)

A história de A Pele que Habito tem o roteiro baseado no romance do francês Thierry Jonquet, Mygale (1995), o mesmo foi publicado em 2005 com o título Tarántula.

Na trama é entrelaçada nos gêneros drama e suspense, nela o admirado cirurgião plástico Dr. Robert Ledgard (Antonio Bandeiras) se mostra obsessivo quanto a recriação de um tipo de pele sintética em seu laboratório, experimento que provavelmente salvaria sua esposa da trágica morte. Passados 12 anos desde a tragédia com a sua mulher, a pele recriada em laboratório se mostra forte, resistente até a uma sessão de espancamento. No entanto, o escrupuloso Dr. Ledgard precisa de um cobaia e um cúmplice para por em prática e testar a eficiência da sua criação.

Também estão no elenco os atores Elena Anaya, Ana Mena, Bárbara Lennie, Blanca Suárez, Eduard Fernández, Fernando Cayo, Jan Cornet, José Luis Gómez, Marisa Paredes, Susi Sánchez.

Curiosidades sobre A Pele que Habito

  • No ano de 2012 o filme recebeu indicações em diversos festivais de cinema, no BAFTA levou o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro, em Cannes foi laureado com o Prêmio da Juventude e recebeu uma indicação à Palma de Ouro de Melhor Filme, ganhou Melhor Filme Estrangeiro no Saturn Award e figurou entre os indicados a Melhor Filmes Estrangeiro do Globo de Ouro.
  • Almadóvar tem como referencia cinematográfica clara o filme francês “Os Olhos Sem Rosto” (1960).
  • Os cenários do filme compõe inserções referentes a arte de Louise Bourgeois, Guillermo Pérez Villalta, Juan Gatti e Ticiano Vecellio.
  • A arte brasileira também é referenciada na tela “Paisagem com Ponte”, de Tarsila do Amaral.
  • As referências ao Brasil estão presentes na trilha sonora e em outros pontos do filme. O protagonista Dr. Ledgard, sua mãe e irmão dão a entender que são brasileiros. O diretor disse que no Brasil há uma certa tradição de cirurgia plástica e que ouviu falar bastante do Dr. Ivo Pitanguy.

 

5º A Máscara do Zorro (Martin Campbell, 1998)

Poster do filme A Máscara do Zorro (1998)

O filme conta a história da luta do mascarado Don Diego de la Vega (Anthony Hopkins), o Zorro, contra a corrupção e tirania do governo espanhol de Don Rafael Montero (Stuart Wilson) sobre a população da Califórnia, que na época pertencia ao México. Don Rafael Montero acaba prendendo Zorro e descobrindo a identidade, em seguida mata a esposa e sequestra a filha Elena (Catherine Zeta-Jones).

Passado 20 anos na prisão e sabendo do retorno do seu inimigo, em companhia de Elena, ao México, Zorro foge da prisão e acaba conhecendo o ladrão Alejandro Murrieta, que divide o mesmo inimigo. Zorro treina o jovem Alejandro para ser seu novo sucessor e finalmente vingar-se.

Curiosidades sobre A Máscara do Zorro

  • Foi indicado ao Oscar de 1999 nas categorias: Melhor Mixagem de Som e Melhor Edição de Som.
  • Esteve presente no Globo de Ouro de 1999, concorrendo nas categorias: Melhor Ator em Comédia ou Musical e Melhor Filme de Comédia ou Musical.
  • Houve várias estreias apenas para a realeza da Europa.
  • As espadas tiveram que ser “dubladas” na pós-produção.

 

4º Evita (Alan Parker, 1996)

Poster do filme Evita (1996)

O filme é uma combinação dos gêneros drama, musical e biográfico, é baseado em um clássico da Broadway, uma ópera-rock homônima de Andrew Lloyd Webber e Tim Rice.

 A produção de 1996, conta a história de Eva Perón, remonta à trajetória de Evita, uma das primeiras-damas da América Latina mais populares e idolatrada na Argentina. É uma trama narrada em flashbacks. Eva Perón (Madonna) é a filha bastarda de um agricultor, ela se torna uma atriz de pouca expressão, se casa com o presidente argentino Juan Domingo Perón, atua na frente da área social do governo de Juan Perón.

Antonio Bandeiras interpreta Che, personagem inspirado em Che Guevara. Além da atuação em cena, Banderas também é o narrador da história.

Curiosidades sobre Evita

  • O do filme foi um acontecimento de grande polêmica que resultou em violentos protestos na Argentina e em cinemas que exibiram o filme.
  • O filme teve que enfrentar duas inimizades de peso: peronismo e Hollywood. O primeiro tornou agitada a vida dos atores e do diretor Alan Parker durante as gravações e a estreia do filme na Argentina. O segundo não permitiu que o filme fosse indicado para as principais categorias do Oscar, Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Atriz.
  • Em uma entrevista que Madonna concedeu à revista americana “Vanity Fair”, a interprete de Evita falou dos bastidores do filme, criticou os argentinos e seus costumes, chegou a classificar o país como “não civilizado”, chamou a comitiva do presidente Carlos Menem (1989 – 1999) de “homens suspeitos” e que durante um encontro com o presidente, este não tirava os olhos do seu sitiã.
  • Herdeiros ideológicos do casal Perón chegaram a pichar muros com frases “Fora Madonna! Viva Evita!”, fizeram protestos nos sets e ameaças de bomba.
  • Evita foi indicado ao Oscar de 1997 nas categorias Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Edição/Montagem e Melhor Som. Venceu na categoria Melhor Canção Original (You Must Love Me).
  • No BAFTA foram 7 indicações, incluindo o prêmio Anthony Asquith Award para música original de filme.
  • No Globo de Ouro o filme de Alan Parker foi indicado em 5 categorias, venceu em 3: Melhor Filme – Comédia/Musical, Melhor Canção Original – Cinema (You Must Love Me) e Melhor Atuação de Atriz em Cinema – Comédia/Musical (Madonna).

 

3º Filadélfia (Jonathan Demme, 1993)

Tom Hanks e Antonio Banderas em Filadélfia (1993)

Andrew Beckett (Tom Hanks) é um advogado homossexual promissor, empregado de um tradicional escritório da Filadélfia. Ele é mandado embora do seu trabalho após descobrirem que é portador do vírus do HIV (AIDS).  Despedido, ele resolve contratar os serviços do advogado negro Joe Miller (Denzel Washington), que revela-se um homofóbico.  Antonio Banderas faz o papel de Miguel Alvarez, namorado de Beckett, sua interpretação é natural e comovente.

Curiosidades sobre Filadélfia

  • O filme esteve nas mais importantes premiações do cinema, no Oscar de 1994 concorreu em 5 categorias, ganhou Melhor Ator (Tom Hanks) e Melhor Canção Original (Streets of Philadelphia, de Bruce Springsteen).
  • O filme teve um investimento de $26 milhões, valor considerado pequeno. Devido ao sucesso de bilheteria, o filme arrecadou mundialmente o valor de $206,678,440.
  • No documentário “The Celluloid Closet” (1996), Tom Hanks contou em entrevista que algumas cenas dele com Antonio Banderas foram cortadas, inclusive a cena em que os personagens de ambos estão juntos na cama.
  • Filadélfia marca como um dos primeiros filmes comerciais de Hollywood para reconhecer os temas HIV/AIDS, homossexualidade e homofobia.
  • Os casos presentes no filme são semelhante aos casos reais dos advogados Geoffrey Bowers e Clarence B. Caim.
  • Segundo a família Bowers, mais de 50 cenas do filme são semelhante às histórias contadas em entrevistas com os produtores. Entretanto, a defesa alegou que o produtor Rudin abandonou as histórias coletadas durante as entrevistas com a família, alegando a contratação de um roteirista. Os acordos entre as duas partes não foram divulgados, mesmo assim os acusados admitiram que parte do filme teve inspiração nas histórias de Bowers.
  • O diretor Jonathan Demme desejou que o filme fosse assistido por pessoas não familiarizadas com os problemas da AIDS.
  • A produção contratou 54 atores portadores do HIV (o vírus da AIDS) para participar do filme. No ano seguinte ao término do filme, em 1994, morreram 43 atores desse grupo, provavelmente todos vítimas da AIDS.
  • Tom Hanks emagreceu 12 quilos durante as filmagens.

 

2º Ata-me! (Pedro Almodóvar, 1990)

Antonio Banderas e Victoria Abril em Ata-me! (1990)

Ricky (Antonio Banderas) é um ex-paciente de um reformatório psiquiátrico que após sua saída vai ao encontro de Marina Osorio (Victoria Abril), uma ex-viciada em heroína e ex-atriz pornô que no passado ficou uma noite com Ricky. Este jovem perturbado invade a residência de Marina e a amarra à cama, até que ela aprenda a amá-lo. Neste ambiente de insanidade passional, a história irá seguir por caminhos imprevisíveis em um ambiente carregado de tensão.

Curiosidades sobre Ata-me!

  • O filme recebeu um total de 15 indicações ao Premio Goya de 1990. No entanto, não venceu em nenhuma categoria.
  • Foi indicado ao Prêmio César na categoria Melhor Filme Estrangeiro.

 

1º Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (Pedro Almodóvar, 1988)

Antonio Banderas em Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988)

Este filme mescla comédia e melodrama, nela a personagem Pepa Marcos (Carmen Maura), uma atriz de TV que encontra-se grávida e abandonada pelo seu amante, Ivan (Fernando Guillén). Na tentativa de encontrá-lo para cobrar uma explicação, a mulher entra em desespero . Pepa recebe a visita da amiga Candela (María Barranco), esta teme ser presa porque esta envolvida e apaixonada por um desconhecido em que descobriu se tratar de um terrorista xiita.

Posteriormente chega o filho de Ivan, Carlos (Antonio Banderas), acompanhado da noiva, Marisa (Rossy de Palma), o casal está à procura de uma casa para alugar. Marisa bebe a mistura de gaspacho com soníferos que Pepa tinha feito para Ivan. A confusão fica mais intensa no momento em que Ivan viaja para Estocolmo na companhia de Paulina Morales (Kiti Manver) e Lucia (Julieta Serrano), Pepa descobre que a mulher do seu ex-amante tem um plano para matá-lo e faz de tudo para salvar a vida dele.

Curiosidades sobre Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos

  • Indicado na categoria Melhor Filme em Língua Estrangeira, do Oscar de 1989.
  • No Globo de Ouro o filme também foi indicado para a categoria Melhor Filme Estrangeiro.
  • Foram 16 indicações no Prêmio Goya, foi premiado nas categorias Melhor Filme, Melhor Atriz (Carmen Maura), Melhor Atriz Coadjuvante (María Barranco), Melhor Roteiro Original e Melhor Edição (Montagem).
  • Ganhou o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza.
  • Almadóvar levou o Prêmio David di Donatello por Melhor Diretor Estrangeiro.
  • Venceu como Melhor Filme em Língua Estrangeira na National Board of Review.
  • A atriz María Barranco venceu na categoria Melhor Atriz Espanhola do Prêmios Sant Jordi.

 

Antonio Banderas por trás das câmeras

Vale lembrar, é claro, que você não deve limitar a assistir somente esses 7 filmes listados acima, pois trata-se de uma pequena seleção da relevante filmografia de Antonio Banderas, há outros filmes com o ator que merecem sua atenção, inclusivo ele já atuou como diretor – Loucos do Alabama (1999), Solo (2013) e O Caminho dos Ingleses (2006) – e como produtor – 3 Dias (2008), A Senhora e a Morte (2009), Justin e a Espada da Coragem (2013), Agente do Futuro (2014) e a série Havana Quartet (2020).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima