Resenha do filme A Mula (2018, Clint Eastwood)

Filme "A Mula" (2018), Clint Eastwood.

O incansável Clint Eastwood dirige, protagoniza e dá vida à história verídica de uma velha mula do tráfico de drogas.


Clint Eastwood assina a direção do drama “A Mula” (The Mule) e o papel de ator principal em pleno 88 anos de idade, cavalgando estrada afora, em pleno sol, sem filtro, montado em sua camioneta negra, curtindo uma playlist clássica e trabalhando perigosamente como uma mula velha, mas eficiente até certo ponto.

O personagem de Eastwood é o veterano Earl Stone, um premiado cultivador de flores que encontra-se falido e com uma placa cravada na grama do seu quintal, anunciando: aviso de despejo. No meio familiar, a ex-esposa e a filha estão sem falar com Earl, resultado da ausência do pai na família por conta da dedicação exclusiva à profissão, ou ex-profissão.

Sem nunca ter um plano B para nada, muito menos para uma outra profissão, Earl recebe um cartão com a proposta de trabalhar com a sua caminhonete, no transporte de carga.

A história é baseada em um artigo verídico “A Mula de 90 Anos do Cartel de Sinaloa”, publicado no The New York Time Magazine, por Sam Dolnick. A história segue no mesmo ritmo dos passos arrastados e curtos do protagonista, a trama passa não somente nas idas e vindas do nonagenário, mas também na precária relação familiar.

Personagem Earl Stone dirigindo
Personagem Earl Stone (Clint Eastwood) dirigindo sua camionete em “A Mula”.

Há no roteiro algumas passagens interessantes quanto ao humor e até a influência da tecnologia nada amigável na vida de Earl. Por falar no quesito humor, destaco o momento em que Clint Eastwood tira um sarro da polícia (DEA) através de um personagem que é parado pelos policiais.

Gosto das cenas em que Earl está na estrada com sua caminhonete escutando e cantando as músicas enquanto “belisca” alguma guloseima, ele encontra-se em um momento de solidão, mas cheio de vida e satisfação, talvez por relembrar os momentos em que viajou por 41 dos 50 estados dos E.U.A.

Em certo ponto eu enxergo uma certa inocência – apesar da experiência de 90 anos de vida – do personagem, quanto ao empregador, ao ver os tipos de pessoas do qual está trabalhando e a carga ilícita transportada, ou seria um caso de sobrevivência? Talvez as duas situações e até mais.

Na conversa entre Earl e Colin Bates, este reclama por ter esquecido do aniversário de casamento, Earl sabe, por experiência própria, como é esquecer de uma data importante, e então fala que é preciso pensar na família, que todo o aniversário é importante. Vemos o profundo arrependimento de Earl quanto a colocar o trabalho antes da família.

Personagens de Bradley Cooper e Clint Eastwood
Os personagens Colin Bates (Bradley Cooper) e Earl Stone (Clint Eastwood) contracenando em “A Mula”.

Quanto ao elenco do filme, além do Sr. Eastwood, temos entre os bandidos e os policiais atores relevantes utilizados com certo desperdício devido a pequenez do personagem, cito exemplos como Andy Garcia, Bradley Cooper, Laurence Fishburne e Michael Peña. Desses, eu destaco a interpretação de Garcia como o assustador e excêntrico Laton e, também, deve-se evidenciar a atuação sólida de Cooper, no papel do agente Colin Bates.

No final vemos a consciência e a responsabilidade perante ao descumprimento da lei, nenhuma punição é mais dolorida do que o tempo não aproveitado com a família, principalmente em data importantes. O tempo, meu amigo ou minha amiga, passa e você jamais o terá de volta.

NOTA: Nota do crítico: 4 estrelas (ótimo)

 

Trailer

Poster

Pôster do filme "A Mula" (2018)

Curiosidades sobre A Mula

  • Esse filme foi baseado no artigo do The New York Times “The Sinaloa Cartel’s 90-Year-Old Drug Mule” (A Mula de Drogas de 90 Anos do Cartel de Sinaloa), de Sam Dolnick, que relata e foi inspirado na história real de Leo Sharp, um veterano da Segunda Guerra Mundial com oitenta anos de idade, que se tornou a mula de drogas mais antiga e prolífica do mundo para o Cartel de Sinaloa;
  • Andy Garcia estava pronto para aceitar qualquer papel para fazer um filme com Clint Eastwood;
  • Para Clint Eastwood, 2018 foi um ano marcante do ponto de vista pessoal. Em 31 de janeiro, sua bisneta Penelope nasceu do neto Clinton Frovarp McCartney (filho de Kimber Eastwood, que Clint teve com Roxanne Tunis) e Jessica Rivera. Em 16 de setembro, seu neto Titan nasceu da filha Francesca Eastwood (que Clint teve com Frances Fisher) e Alexander Wraith. Em 3 de novembro, sua ex-parceira e amor de sua vida, Sondra Locke, morreu no dia do 112º aniversário de seu tio Melvin. E em 10 de dezembro, sua filha Laurie Murray foi reconhecida publicamente pela primeira vez;
  • Esse filme foi baseado na história real de Leo “Tata” Sharp, um sujeito que passou dez anos como mula do cartel de Sinaloa, a mais poderosa rede de tráfico de drogas do mundo. Em vez de ir estritamente de El Paso a Chicago, como retratado no filme, Tata transportava principalmente as drogas de esconderijos no Arizona e as entregava em locais em Detroit, Boston e Chicago. Ele também transportava dinheiro para o cartel;
  • Entre fevereiro e junho de 2011, somente as viagens de Leo “Tata” Sharp a Detroit totalizaram impressionantes 1.146 quilos de cocaína – uma tonelada e um quarto do material. Ele foi preso em 21 de outubro de 2011, aos 87 anos de idade, e foi encontrado com 104 quilos de cocaína;
  • No filme, Tata explica seu fascínio por lírios diurnos, que são um desafio para cultivar e que produzem cerca de uma dúzia de botões, cada um dos quais produz uma flor que dura apenas um dia. Ele gostava de produzir híbridos espalhando manualmente o pólen de uma planta para outra. As variedades são infinitas, com mais de 75.000 oficialmente registradas na American Hemerocallis Society. O verdadeiro Tata viajava para convenções de horticultura em todo o país oferecendo centenas de seus lírios, a maioria com apenas alguns centímetros de diâmetro, mas extremamente bonitos. Isso atraía muitos visitantes para sua fazenda de flores “Brookwood Gardens”, em Michigan City, e para uma segunda fazenda de flores que ele tinha em Apopka, na Flórida. Ônibus cheios de visitantes chegavam ao portão da frente, ansiosos para comprar suas flores exclusivas. Conforme indicado no filme, quando os lírios diurnos se tornaram disponíveis na Internet, os negócios de Sharp diminuíram rapidamente, de modo que sua outra atividade – o tráfico de drogas – tornou-se uma forma de se manter à tona;
  • A banda de polca que se apresenta no VFW (Veterans of Foreign Wars) em homenagem a Earl é, na verdade, uma banda de polca de verdade que viaja pelos Estados Unidos e faz mais de 100 shows por ano. A banda se chama SqueezeBox e é liderada por Mollie Busta (conhecida como “Mollie B“) e seu marido, Ted Lange. Ted é duas vezes indicado ao Grammy e Mollie apresenta o programa de televisão Mollie B Polka Party, que vai ao ar na RFD-TV. Clint Eastwood procurou pessoalmente a SqueezeBox para participar do filme porque assistia ao Mollie B Polka Party todos os sábados com sua namorada, Christina Sandera. Mollie B estava com dor de garganta durante a filmagem da cena e teve que ir para o hospital quando as filmagens terminaram;
  • Em 10 de dezembro de 2018, Clint Eastwood foi fotografado na estreia do filme em Los Angeles com sua filha secreta Laurie Murray. Ela se identificou para os fotógrafos como “Laurie Eastwood“. No dia seguinte, Alison Eastwood confirmou no Instagram que Laurie é sua meia-irmã. Acredita-se que Laurie seja a filha de Eastwood, nascida em Washington, que foi dada para adoção em 1954, conforme alegado pelo biógrafo Patrick McGilligan no livro fortemente suprimido “Clint: The Life and Legend” (1999) – uma alegação que nenhum meio de comunicação repetiu na época. Clint levou 64 anos para reconhecer Laurie;
  • O quadragésimo sétimo papel estrelado por Clint Eastwood;
  • O lançamento de “15h17: Trem Para Paris” (2018) e este filme marcam a oitava vez que Clint Eastwood dirigiu dois filmes para lançamento em um único ano. Os outros anos foram 1973, 1982, 1990, 1997, 2006, 2008 e 2014;
  • Nos últimos anos, Clint Eastwood raramente aparecia diante das câmeras, mas Earl o convenceu a repensar a experiência. Seu último papel foi em “Curvas da Vida” (2012);
  • Essa foi a segunda colaboração entre Clint Eastwood e Bradley Cooper depois de “Sniper Americano” (2014);
  • A morte de Sondra Locke, parceira doméstica de Clint Eastwood de 1975 a 1989, ocorrida em 3 de novembro de 2018, não foi divulgada até a véspera da estreia do filme – um atraso sem precedentes para notícias de morte de celebridades. Tal sigilo deve ter implicado em manobras por parte dos funcionários do hospício, da equipe da funerária e do escrivão do condado de Los Angeles. Durante meio século, Locke mentiu para a imprensa sobre sua idade, portanto, é possível deduzir que ela mesma solicitou o apagão para evitar que sua verdadeira idade fosse revelada. Mesmo quando a notícia finalmente vazou, após seis semanas, a cobertura foi praticamente inexistente. Eastwood nunca comentou;
  • É o quarto filme de Alison Eastwood sob a direção do pai Clint Eastwood (na verdade, o segundo, já que ela só teve uma fala em “Poder Absoluto” (1997) e foi uma figurante não creditada em “Bronco Billy” (1980)) e o segundo filme que Michael Peña fez com Clint, sendo o primeiro “Menina de Ouro” (2004);
  • A inclusão de Yves Bélanger como diretor de fotografia marcou a primeira vez que Clint Eastwood não trabalhou com Tom Stern como diretor de fotografia em um filme para cinema em dezoito anos. Stern trabalhou como gaffer (chefe das equipes de elétrica e maquinaria) em vários filmes de Eastwood da década de 1980 até o início dos anos 2000, antes de ser promovido a diretor de fotografia em todos os filmes teatrais de Eastwood, começando com “Dívida de Sangue” (2002) (o primeiro crédito de Stern na direção de fotografia) até “15h17: Trem Para Paris” (2018) (lançado antes desse filme);
  • Essa foi a segunda colaboração do produtor e diretor Clint Eastwood com Laurence Fishburne. A primeira foi “Sobre Meninos e Lobos” (2003);
  • Essa foi a segunda colaboração entre o produtor e diretor Clint Eastwood e o roteirista Nick Schenk. A primeira foi “Gran Torino” (2008);
  • Um dos dois projetos em que Michael Peña interpretou um agente da DEA (Drug Enforcement Administration). em conexão com o cartel de Sinaloan e suas atividades. O outro foi “Narcos: México” (2018);
  • Clint Eastwood faz uma referência ao fato de ter estado em combate, o que ele costuma fazer em vários filmes desde “O Último Golpe” (1974). Isso é irônico, pois Eastwood, de acordo com o falecido Don Loomis e outros que o conheceram antes da fama, supostamente usou um relacionamento amoroso com a filha de um oficial para evitar ser enviado para o exterior durante o conflito da Coreia;
  • Esta é a segunda vez que Alison Eastwood interpreta a filha de Clint Eastwood na tela. A primeira foi em “Um Agente na Corda Bamba” (1984);
  • O elenco conta com dois vencedores do Oscar: Clint Eastwood e Dianne Wiest; e três indicados ao Oscar: Bradley Cooper, Laurence Fishburne e Andy Garcia;
  • Filmado principalmente na Geórgia, várias regiões serviram como ambiente de vida para Earl. Um segmento do filme foi parcialmente filmado em Augusta, Geórgia, local de nascimento de Laurence Fishburne (Agente Especial Responsável). Outras filmagens foram feitas em outros lugares além de Atlanta. Por exemplo, nos escritórios da DEA. das cidades do meio-oeste, bem como nos locais usados para a casa. Mary (Dianne Wiest), os veteranos locais, a sala de recepção do casamento de Ginny (Taissa Farmiga) ou um motel de beira de estrada. Para as sequências na loja de pneus que serve de esconderijo para o cartel, a equipe viajou para o Novo México, e para a impressionante propriedade de Laton (Andy Garcia), uma casa foi localizada em Las Cruces e decorada para combinar com a opulência e a extravagância do chefe do cartel. No filme, as entregas de Earl o levam a vários estados, e este filme o acompanha nessas longas viagens ao volante de sua picape. Para fazer as filmagens externas, Clint Eastwood e uma pequena equipe dirigiram as duas caminhonetes de Earl, a antiga e a nova, durante uma viagem de três dias no final das filmagens;
  • Esse filme não foi fotografado pelo diretor de fotografia favorito de Clint Eastwood, Tom Stern. Essa é a primeira vez que isso acontece desde “Dívida de Sangue” (2002), a primeira colaboração entre os dois homens. Yves Bélanger assumiu o controle;
  • Essa não foi a única vez que Clint Eastwood interpretou uma “mula” ou foi associado a essa palavra ou tema. Ele interpretou uma de um tipo diferente em “Os Abutres Têm Fome” (1970). Além disso, um dos treinadores de Earl (Clint Eastwood) o repreende por falar sem ser perguntado, dizendo: “Mules don’t talk!” (As mulas não falam!). O primeiro papel creditado de Eastwood no cinema foi “Jonesey” em “Francis na Marinha” (1955), um dos filmes da série “Francis the Talking Mule”. Além disso, esse é o segundo filme de Clint Eastwood com “mule” (‘mula’) no título, sendo o primeiro “Os Abutres Têm Fome” (‘Two Mules for Sister Sara’) (1970);
  • A perspectiva de trabalhar pela segunda vez com Clint Eastwood seduziu Bradley Cooper;
  • Toby Keith escreveu a música “Don’t Let The Old Man In” depois que Clint lhe contou sobre envelhecer e seguir em frente. Eles estavam na cidade de Carmel, Califórnia, para o aniversário de Clint e se tornaram amigos;
  • O equipamento de câmera que o personagem de Bradley Cooper usa durante a vigília com o personagem de Michael Pena é uma Canon EOS 5D com uma empunhadura de bateria e uma lente teleobjetiva Canon EF 300mm f/4L USM;
  • Esse filme marcou a segunda colaboração entre Laurence Fishburne e Michael Peña em 2018. Eles também apareceram em “Homem-Formiga e a Vespa” (2018);
  • Earl Stone (Clint Eastwood) dirige por um restaurante fast food chamado “Gunny’s Burgers”. Clint Eastwood interpretou o Sargento de Artilharia Thomas Highway em “O Destemido Senhor da Guerra” (1986). Além disso, uma rápida pesquisa no Google mostra que “Gunny’s Burgers” é na verdade um lugar fictício de fast food nos EUA, se as cenas foram filmadas no respectivo estado em que estavam. O nome mais próximo é um lugar chamado “Gunny’s Lounge” em New Kensington, Pensilvânia e um verdadeiro “Gunny’s All American Burger”, provavelmente o retrato mais realista de um nome que se encaixa no nome da rede apresentada neste filme, em Bacolod City, Filipinas;
  • Perto do final do trailer desse filme, lançado em 4 de outubro de 2018, pode-se ouvir um trecho da “Rhapsody sobre um tema de Niccolò Paganini“, de Sergei Rachmaninoff;
  • O elenco é mostrado apenas no final dos créditos finais;
  • Michael Peña faz parte de um pequeno grupo de atores que participou de vários filmes vencedores do Oscar de Melhor Filme. Ele participou de “Menina de Ouro” (2004) e “Crash – No Limite” (2004), de Clint Eastwood;
  • A música de fundo, na cena do “best pulled pork sandwich” (‘melhor sanduíche de carne de porco desfiada’), é o astro da música country Travis Tritt cantando a música “Country Club”;
  • Ruben Fleischer foi originalmente escalado para dirigir esse filme;
  • Esse foi o primeiro filme de Loren Dean lançado nos cinemas desde “A Condenação” (2010), estrelado por Hilary Swank, que co-estrelou “Menina de Ouro” (2004), também dirigido e estrelado por Clint Eastwood. Dean trabalhou anteriormente com Eastwood em “Cowboys do Espaço” (2000);
  • Michael Peña, Laurence Fishburne e Bradley Cooper apareceram no Universo Cinematográfico da Marvel;
  • As mães na vida real de Taissa Farmiga e Alison Eastwood as tiveram na casa dos quarenta. Alison é vinte e três anos mais nova que a mãe na vida real de Taissa, Luba Farmiga (n. 1949), e Dianne Wiest é quinze anos mais nova que a mãe na vida real de Alison, Maggie (n. 1931);
  • Em uma cena, Earl canta junto com a música “Dang Me”, de Roger Miller, e a letra é: “They Shouldnta Take a Rope and Hang Me” (‘Eles Deveriam Pegar uma Corda e Me Enforcar’). Um dos primeiros filmes de Clint Eastwood foi “A Marca da Forca” (1968), no qual uma multidão tentou linchá-lo no início do filme;
  • Laurence Fishburne e Andy Garcia apareceram em “Passageiros” (2016) e em “Homens Perigosos” (1997);
  • Andy Garcia e Taissa Farmiga apareceram em “Um Novo Amor” (2013);
  • Sebastião Lobo e Clifton Collins Jr. apareceram em “187: O Código” (1997);
  • Product Placement (trata-se de uma estratégia de marketing, uma introdução natural de marca, ou seu produto, em conteúdos de entretenimento; neste caso em uma cena): BB&T, mostrado depois que um dos capangas do novo traficante fala com Earl (pode ver ao fundo);
  • Em 1 hora e 10 minutos de filme, Earl passa por um restaurante chamado “Gunny’s Burgers”. Clint Eastwood interpretou o sargento de artilharia Tom Highway em “O Destemido Senhor da Guerra” (1986). Seus homens e outros oficiais frequentemente o chamavam de “Gunny” ou “Gunny Highway”;
  • Clint Eastwood interpreta Earl Stone. Em “Os Intocáveis” (1987), Andy Garcia interpretou “George Stone”;
  • Depois de apenas duas operações com drogas, Clint tem dinheiro suficiente para pagar a conta das bebidas da festa de casamento de sua neta, adquire um novo caminhão e paga um depósito para desbloquear a execução hipotecária de sua propriedade. Isto não é realista. O pagamento médio por uma remessa de drogas para o interior é estimado em cerca de US$ 4.000 por dia, sua viagem levaria cerca de 40 horas para retornar de Chicago a El Paso, ganhos potenciais suficientes para os dois primeiros itens, mas não para o terceiro, já que a lei de Illinois normalmente exige o reembolso integral da dívida imobiliária acrescida de encargos e não apenas de uma parcela;
  • Lobo Sebastian e Clifton Collins Jr. estrelaram juntos os filmes “187: O Código” (1997) e “Road Dogz” (2002) nos papéis de gângsteres e traficantes de drogas, respectivamente. O interessante nesse filme é que o personagem de Clifton é o superior do personagem de Lobo nesse filme;
  • Durante o julgamento, o advogado de Leo “Tata” Sharp argumentou que ele sofria de demência, o que afetou seu julgamento e lhe deu uma atitude descuidada em relação à lei. Ele sofria de demência e esquecia-se das instruções dos seus treinadores, e por vezes tinha de ser guiado até aos armazéns de drogas por outros, mas a acusação afirmou que, apesar da sua deficiência, ele sabia o que estava a fazer. Eventualmente, ele foi enviado para a prisão, mas devido à sua idade avançada e problemas de saúde, foi condenado a três anos e cumpriu apenas um ano;
  • Para Earl, a figurinista Deborah Hopper queria que algumas peças do guarda-roupa tivessem uma aparência desgastada, então algumas delas foram reutilizadas de filmes anteriores de Clint Eastwood, como “Gran Torino” (2008), “Crime Verdadeiro” (1999) e, no caso do terno no final, “Na Linha de Fogo” (1993);
  • Lobo Sebastião e Clifton Collins Jr. participaram de “187: O Código” (1997) e “Road Dogz” (2002) juntos, assim como neste filme. Lobo Sebastião era o líder em “187: O Código”, que é morto e Clifton assume o controle. Em “Road Dogz”, Lobo mata Clifton por “não ouvir”. Nesse filme, Lobo trabalha para Clifton.

Ficha Técnica

Diretor: Clint Eastwood.
Roteiro: Nick Schenk e Sam Dolnick.
Produtores: Jillian Apfelbaum, David Bernad, David M. Bernstein, Jason Cloth, Clint Eastwood, Ruben Fleischer, Dan Friedkin, Aaron L. Gilbert, Holly Hagy, Todd Hoffman, Jessica Meier, Tim Moore, Kristina Rivera, Bradley Thomas.
Diretores de fotografia: Yves Bélanger.
Editor: Joel Cox.
Design de produção: Kevin Ishioka.
Figurino: Deborah Hopper.
Cabelo e maquiagem: Luisa Abel, Maurice Beaman, Cynthia L. Chapman, Cheryl Daniels, Patricia Dehaney, Kimber Eastwood, Janine Maloney, Lori McCoy-Bell, Nichole Miller, Devin Shayla Morales, Emerald Ortega, Mollie Siegel, Jordan Venetis, Jay Wejebe, LuAndra Whitehurst, Lance Aldredge, Heather Beauvais, Chawana Jones e Jennifer Nieman.
Música: Arturo Sandoval.
Elenco: Clint Eastwood, Patrick L. Reyes, Cesar De León, Gustavo Muñoz, Jackie Prucha, Richard Herd, Adam Drescher, Christi McClintock, Keith Flippen, Alison Eastwood, Kinsley Isla Dillon, Dianne Wiest, Joe Knezevich, Megan Leahy, Taissa Farmiga, Austin Freeman, Victor Rasuk, Robert LaSardo, Saul Huezo, Lee Coc, Laurence Fishburne, Bradley Cooper, Michael Peña, Eugene Cordero, Noel Gugliemi, Jessica B. Wellington, Felicia Dee, Michael H. Cole, Charles Lawlor, Alan Heckner, Mollie Busta, Joe Poper, Dana Lindblad, Theodor Lange, James DeForest Parker, Andy Garcia, Clifton Collins Jr., Daniel Moncada, Ignacio Serricchio, Paul Lincoln Alayo, Travina Springer, Kareem J. Grimes, Caroline Avery Granger, Diego Cataño, Kiana N. Paz, Dylan Kussman, Nicole M. Gomez, Ashley V. Yanez, Grant Roberts, Pete Burris, Loren Dean, Kenny Barr, Jan Hartsell, Manny Montana, Lobo Sebastian, Javier Vazquez Jr., Derek Russo, Megan Mieduch, Leonard Hennessy, Billy Richards, Dayna Beilenson, Tess Malis Kincaid, Antwan Mills, Becky Altringer, Artemis, James William Ballard, Serge Burack Jr., Andrea Antonio Canal, Timothy Carr, Scott Dale, McCall Dawson, Donovan Elmore, Alexandra Erickson, Lorena Fernández, Jill Flint, Almendra Fuentes, Katie Gill, Sandy Givelber, Chris Goad, Jaylon Gordon, Jay Gutierrez, Cecil M. Henry, Rey Hernandez, Rene Herrera, Kaitlin Hodson, Mary Ellen Itson, Mallory Kidwell, Jim Kirsch, Deron Lillard, Kimberly Michelle Lopez, Angel Luis, Roy Luke, Nydia Malesinski, Monica Mathis, Rashaan Matthews, Shaun McMillan, Sparrow Nicole, Devon Ogden, Francisco Peramos, Mason Pike, Johnny Cordova Ramirez, Ashani Roberts, Milton Saul, Patti Schellhaas, Marco Schittone, Jeffrey S Smith, James Tilley, Sandra L. Velez, Wes Weems e Maria Z. Wilson.

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